Dia mundial do café: café cubano
- Vlad Minharro
- 14 de abr. de 2020
- 1 min de leitura

(Fonte: CoffeeGeek)
Hoje, 14 de abril, é considerado pela indústria do café como o Dia Internacional do Café, o dia de valorizar e destacar aquela que é a segunda bebida mais consumida do mundo (depois da água). E nada melhor para comemorar que ensinar uma receita típica de preparo de café de uma região. E hoje é o clássico Café Cubano.
Temos visto várias pessoas postando uma espuma cremosa de café feita com café solúvel, acúcar e água quente. O que muita gente não sabe é que isso já é feito a muito tempo, de forma tradicional, em Cuba. É o café cubano, ou melhor, a "espumita", feita com um espresso curto e acúcar mascavo.
E como é feito o Café Cubano:
1. Você vai usar duas xícaras: uma para extrair os primeiros 10ml do espresso para fazer a "espumita" e outra para extrair o resto do espresso. Dê preferencia a café de torras mais escuras e intensas;

(Fonte: CoffeeGeek)
2. Coloque duas colheres de chá de acúcar mascavo numa das xícaras, e extraia 10ml de café na xícara;

(Fonte: CoffeeGeek)
3. Enquanto extrai o resto do espresso na segunda xícara, mexa a mistura de açúcar e café vigorosamente, até atingir uma textura cremosa e cor mais clara (seja rápido para não perder a temperatura do espresso);


(Fonte: CoffeeGeek)
4. Misture a "espumita" obtida ao resto do espresso da outra xícara, mexa suavemente, e aprecie a espuma consistente que se forma no espresso. O resultado é um expresso bastante doce, cremoso e consistente!



Agora é só aproveitar seu Café Cubano, um clássico muito apreciado em Cuba e Miami, o favorito de Sony Crockett em "Miami Vice"!
Comentarios