...café não costuma faiá!
- Vlad Minharro
- 22 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

"Olá, vai um cafezinho?". Impossível alguém nunca ter ouvido essa frase. Depois da água, obviamente, o café é a bebida mais consumida no mundo. Desde 575 d.C., os povos tem criado diversas formas de preparar, servir e consumir o café. Tendo sua provável origem em Mocha, na Etiópia, o café sempre foi apreciado por suas propriedades energéticas e estimulantes, por seu aroma sedutor e sabor marcante, e assim ganhou o mundo. Data de 1475 (ou 1555) o surgimento do primeiro estabelecimento a servir café no mundo, em Meca: o Kiva Ham, onde as pessoas se encontravam para beber café, ouvir música, jogar xadrez e conversar. Já em 1650 é inaugurado o primeiro café da Europa, em Oxford, por um comerciante chamado Jacob, e rapidamente a moda se espalhou para outros países na Europa. Na sua chegada à Europa, o café era uma bebida estritamente masculina, e os cafés eram um ponto de encontro para discutir e se atualizar sobre os acontecimentos do dia.
Com o passar dos anos, o café foi se espalhando para o resto do mundo, se democratizando e se firmando no seu atual posto. Seja como bebida matinal, para reunir amigos, acompanhar uma conversa, fornecer energia para uma vigília, ou simplesmente para um momento de prazer pessoal, o café se estabeleceu nos lares, escritórios e comércios, como parte quase obrigatória de nossa rotina. Nada como começar o dia com uma boa xícara de café, ou fechar aquele negócio importante acompanhado de um bom espresso.
E essa paixão pelo café fez com que a bebida e seus consumidores evoluíssem, abrindo espaço não só para novas formas de apreciar o café mas também, com o aumento da exigência dos consumidores, para o surgimento de produtos de maior qualidade, os cafés especiais, que requerem diversos cuidados em toda a cadeia de produção, desde o plantio, passando pela colheita, processamento, secagem, armazenamento, beneficiamento, classificação, torração, moagem e preparo. E para validar esses cafés especiais, surgiram associações pelo mundo todo, tais como a Specialty Coffee Association of America (SCAA), Speciality Coffee Association of Europe (SCAE), Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), entre outras.
Toda essa evolução fez com que mais e mais pessoas começassem a se aprofundar nesse universo do café, buscando informações para conhecer mais sobre o assunto, encontrar novos sabores, novas técnicas, melhores blends, novas tendências. E essa é exatamente a ideia desse blog: ser um canal para compartilhar conhecimento sobre o café, dividindo experiências, trazendo novidades, tendências, informações relevantes e curiosidades sobre esta bebida que todos amamos. Vamos nessa?
Fonte: Sou Barista - Concetta Marcelina e Cristiana Couto - Editora Senac, 2013.
Comments