Cold Brew: o café refrescante na sua casa
- Vlad Minharro
- 31 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Uma nova onde atingiu os amantes de café nesse verão: o Cold Brew. Cold Brew, diferentemente do café tradicional, é extraído a frio (daí o seu nome), o que lhe proporciona um sabor mais refrescante, menos ácido e com menor teor de cafeína.
Ao contrário do café tradicional, que deve ser consumido imediatamente, o Cold Brew pode ser mantido na geladeira por até uma semana sem perder seu sabor.
Já existem no mercado diversas marcas de Cold Brew, algumas inclusive gaseificadas, lembrando um chope, e também pode ser apreciado na maioria das melhores cafeterias. Mas podemos aproveitar seu sabor refrescante e revigorante sem sair de casa.
Uma busca rápida na internet dá diversas "fórmulas" para preparar o Cold Brew perfeito, com tempos de infusão de 8 até 24 horas, coados em coador de pano, papel, em papel toalha, 1, 2 ou 3 vezes, gelado ou à temperatura ambiente, e com todas as combinações da quantidade de água/café necessária.
Então resolvi fazer minha própria experiência caseira de Cold Brew. Utilizei o Santa Mônica moído para french press, na mesma proporção que uso para fazer a infusão a quente (15g por 100ml de água), e deixei por 12h descansando na geladeira.
Depois de curtido, fiz uma primeira filtragem no coador de pano, e a segunda no coador de papel. O resultado foi esse aí da foto, um Cold Brew pronto para beber com sabor suave, levemente doce e pouco amargor, muito aromático. Para dar um toque pessoal, acrescentei algumas gotas de essência de baunilha, que o deixou ainda mais saboroso para o meu paladar.
Agora pretendo explorar variações com outros grãos, tempos de descanso e proporções café/água, e a "dica de ouro" que eu dou é exatamente essa: o melhor Cold Brew, assim como café a quente, é aquele que agrada ao seu paladar. Assim, caso queira fazer seu Cold Brew, experimente diferentes moagens, tempos de descanso, proporções até atingir o sabor que mais te agrade. E aprecie como preferir, com leite, limão, baunilha... mas sempre com muito gelo!

Comentarios